segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Um partido contra os trabalhadores - Porque o trabalhador que apóia o PT não passa de um idiota útil da ideologia do partido


Porque o trabalhador que apóia o PT não passa de um idiota útil da ideologia do partido




Muitas vezes as siglas, os símbolos e até os nomes são apenas uma fachada semântica existente para, ao mesmo tempo que transmite uma impressão aceitável e agradável às pessoas, apresenta, ainda que sutilmente, o verdadeiro propósito para o qual a instituição representada por ela existe.

Uma das denominações mais emblemáticas que existe na política brasileira é a do PT - Partido dos Trabalhadores. Oriundo de movimentos sindicais, apesar de não necessariamente idealizado por sindicalistas, o partido que hoje governa o país lançou-se no cenário político nacional e angariou os patamares do poder vendendo a ideia de que sua existência tinha como objetivo a defesa irrestrita do operário. Isso pareceu mais evidente quando, no seio de suas lideranças, ergueu-se alguém que realmente possuía uma origem operária.

Organizando greves, participando de negociações coletivas e denunciando abusos patronais, o partido da estrela solitária foi angariando simpatia, principalmente junto à massa operária que, diante do quadro político brasileiro elitista, acabou por identificar no PT uma sigla que poderia representar verdadeiramente seus interesses.

Com o crescimento do partido e sua participação cada vez mais ampla e efetiva na política nacional, outras bandeiras simbólicas foram agregadas ao discurso partidário, como, por exemplo, a luta pela ética contra a corrupção.

Apesar disso, o que realmente permitiu que o PT se mantivesse em constante crescimento e crescente absorção de adeptos foi sua imagem ligada diretamente aos trabalhadores, aos operários que labutavam 10 horas por dia nas fábricas e, segundo sempre aquela velha imagem propagada amplamente, são explorados pelos grandes conglomerados capitalistas.

Infelizmente, muitas ideias acabam sendo aceitas pelas pessoas porque a maioria delas não entende nada sobre política, ideologia e fatores sociais, sendo guiada, invariavelmente, pelas impressões mais imediatas. No caso, a impressão que o PT sugere, é que ele existe para irrestrita defesa dos direitos dos trabalhadores.

Ocorre que a ideologia do PT é oficialmente marxista. O marxismo, por seu lado, jamais advogou a defesa dos direitos dos trabalhadores, como muitas pessoas imaginam. Na verdade, Marx tentou somente fazer uma análise da realidade econômico social de seu tempo, extraindo dela uma teoria da História, arriscando-se em previsões sobre o futuro da sociedade.

Os trabalhadores, dentro disso tudo, jamais foram objeto de defesa do alemão, mas eram vistos, de fato, como parte da manobra a fim de que a sociedade comunista idealizada alcançasse seus fins. Se bem que estes fins deveriam ser alcançados de qualquer maneira, por conta das forças históricas inexoráveis, a movimentação da massa proletária serviria, pelo menos, para que a roda da história girasse mais rapidamente.

O socialismo marxista não nasce, portanto, do propósito de defesa dos trabalhadores, mas da mera previsão de que estes, como participantes da inescapável luta de classes, seriam os protagonistas de uma mudança histórica que conduziria ao colapso do capitalismo.

Como escreveu Lenin, em 1913, na Revista Prosveschénie:

Ao aumentar a dependência dos operários em relação ao capital, o regime capitalista cria a grande força do trabalho associado (...) E a experiência de todos os países capitalistas, tanto dos velhos como dos novos, faz ver claramente cada ano a um número cada vez maior de operários (...) O capitalismo venceu no mundo inteiro, porém esta vitória não é mais que o prelúdio do triunfo do trabalho sobre o capital.

O que Lenin está dizendo é que o próprio capitalismo, com seus grandes conglomerados e supressão dos pequenos produtores, acaba criando a massa de proletários que será o fator essencial da própria derrocada do capitalismo.

Ora, se a sonhada sociedade comunista apenas poderá ser alcançada com o aumento do número de trabalhadores da própria máquina capitalista, não teria sentido seus utopistas impedirem que cada vez mais a massa de proletários cresça. Por isso, não faz sentido defenderem o pequeno capital, o pequeno empresário, o pequeno produtor, nem o trabalhador individual ou de pequenas empresas. Pelo contrário, para que a sociedade comunista seja implantada, é necessário que a exploração capitalista que eles tanto alardeiam seja estimulada e não detida.

Resumindo: para o alcance da sociedade comunista é necessário que antes os trabalhadores sejam explorados até a exaustão!

E aqui está a chave para a compreensão do significado da existência do Partido dos Trabalhadores. Por sua ideologia, fica fácil entender porque em seu governo os microempresários são cada vez mais extorquidos e os grandes grupos, inclusive financeiros, sempre mais favorecidos. O objetivo da política partidária mais ampla não é a melhoria das condições de trabalho, mas a vitória final do trabalho sobre o capitalismo. Isso, em linguagem ideológica, não significa nada menos que comunismo.

Quando Marx fez levantamentos de dados sobre as condições de trabalho dos operários, de maneira alguma seu objetivo era promover qualquer frente que reivindicasse melhorias no ambiente laboral. Eram, de fato, informações frias que serviam para sustentar sua tese e, de alguma maneira, fundamentar movimentos que insuflassem esses mesmos trabalhadores a movimentar a dialética histórica.

A tal ditadura do proletariado não é a elevação de meros operários à condição de senhores de seu próprio trabalho, mas um passo lógico, dentro da concepção histórica de Marx, para a superação da sociedade capitalista.

Por isso, dentro desse espectro marxista, os trabalhadores não são mais do que uma peça dentro da máquina ideológica que espera que o mundo capitalista acabe em ruínas

É nesse sentido, certamente, que deve ser entendida a existência do PT. Apesar de toda a simbologia apoiada na ideia de que o partido existe para defender os direitos dos trabalhadores, o que o ele busca é nada menos do que a realização do sonho socialista, que é o fim do capital.

E antes que o leitor desavisado pense que este articulista está exagerando, veja este vídeo extraído do 3º Congresso do Partido dos Trabalhadores, onde o discurso afirma, textualmente, que o objetivo do partido é a superação da sociedade capitalista.

E antes que outros venham dizer que isso é impossível, que jamais o partido alcançará seus objetivos, saibam que algo ser impossível ou muito difícil de ser atingido não significa que alguns loucos não acreditem nele e não o busquem.

O PT acredita nesse sonho e oficialmente declarou que o busca.


Aqueles, porém, que votam no PT acreditando que ele é um partido que existe para a defesa dos direitos dos trabalhadores, deveriam saber que, para ele, o operário nada mais é do que a massa de manobra indispensável para fazer andar a roda da história a fim de que o sonho comunista se realize. Portanto, o trabalhador que defende o Partido dos Trabalhadores, crendo ver nele um protetor de seus direitos, não passa de um idiota útil da ideologia petista.
 
 

Um comentário:

  1. E a direita existe para "socorrer" o trabalhador , certo ?
    Vc e' um fraco ...

    ResponderExcluir